Carta de Apresentação: 5 razões para não enviar duas iguais
- Júnior Moraes
- 24 de fev. de 2016
- 2 min de leitura

Se está à procura de emprego, é provável que responda a várias ofertas de trabalho por dia. Isto pode influenciá-lo a enviar a mesma carta de apresentação em resposta a várias oportunidades. Não faça isso!
É preciso adequar a sua carta a cada empresa e função a qual se candidata. Só assim se consegue demonstrar que é a pessoa ideal para aquela vaga.
5 razões para não enviar sempre a mesma carta de apresentação:
1. É impessoal
Uma carta, ou e-mail, deve ser dirigida a alguém em específico. Quando se candidatar a um emprego, pode procurar o nome do recrutador/responsável dos recursos humanos da empresa no LinkedIn. Mesmo que não tenha um nome, é mais fácil escrever a carta de apresentação se imaginar que está uma pessoa do outro lado.
Uma carta padrão será escrita sem emoção, escondendo a sua personalidade.
2. Não faz a diferença
A maioria das cartas de apresentação quase nem chegam a dar conhecimento sobre um candidato. São meramente uma nota que está dizendo que você enviou o Curriculum Vitae. Um exemplo de carta padrão na qual você não terá destaque é:
“Caro senhores, Tendo visto os detalhes da sua vaga XXX anunciados no Portal ZZZ, gostaria de me candidatar a esta posição. Por favor veja o meu CV em anexo. Obrigado,
Nome”
Centenas de candidatos a emprego utilizam, erroneamente, esta fórmula básica para enviar a sua candidatura. Assim, a sua candidatura não ficará na memória do recrutador.
3. Não demonstra porque é o candidato ideal Diferentes oportunidades de emprego têm requisitos diferentes. Assim, é necessário que demonstre que cumpre os critérios de cada empregador. Isso só é possível se os mencionar na carta de apresentação.
Opte por escrever uma carta/e-mail para cada oportunidade a qual se candidate. Mencione os seus pontos fortes e experiências anteriores que fazem de você a pessoa ideal para ocupar aquela vaga.
4. É desmotivante Ponha-se no lugar do empregador – uma carta de apresentação que não menciona as características relevantes para a função iria entusiasmá-lo para abrir o CV? Não, e pode até ter o efeito contrário.
Se a carta não for personalizada não há nada que desperte curiosidade sobre o candidato, o que pode implicar que o seu CV nem chegue a ser lido.
Além disso, o recrutador ficará com a ideia de que você não se esforça, visto que nem escreveu uma carta de apresentação adequada àquela vaga.
5. Não demonstra que se adapta à cultura empresarial
Os empregadores querem pessoas que se integrem bem na organizção. Por isso, é necessário mostrar na carta de apresentação que se sentirá “em casa” na empresa e partilha a sua missão e valores.
Se utilizar sempre o mesmo texto para se apresentar, não poderá mostrar que partilha a “personalidade” descontraída, competitiva, saudável ou ecológica da empresa.
Comments