7 erros que devem ser evitados numa entrevista de emprego
- Júnior Moraes
- 24 de fev. de 2016
- 2 min de leitura

Antes de ir a uma entrevista de emprego, lembre-se de erros básicos que podem arruinar as suas chances. Separamos os sete erros mais graves, segundo a revista The Week, que os candidatos cometem em entrevistas e que deixam a perder o trabalho feito por CVs e cartas de apresentação:
1) Deixar o celular ligado
Ao cometer a imprudência de deixar o telefone ligado pode correr o risco de que ele toque, o que o poderá deixar numa situação desconfortável. Além disso, o recrutador pode interpretar esse esquecimento como falta de preparação ou falta de consideração.
2) Focar-se demasiado em você mesmo
Falar demais de si próprio pode prejudicá-lo. Deve mostrar que compreendeu as necessidades e objetivos da oferta e mostrar como as suas competências e perfil podem contribuir para o sucesso da empresa. Uma articulação equilibrada entre as suas características e as necessidades da empresa é fundamental.
3) Mostrar-se desesperado
Quem está à procura de emprego há muito tempo pode sentir ansiedade em conseguir a vaga. No entanto, não deve deixar que isso transpareça nem que o recrutador sinta que está desesperado, pois isso pode levá-lo a pensar que está mais preocupado com os seus próprios problemas do que em ajudar a contribuir para a empresa.
4) Não conseguir responder a perguntas básicas
Um candidato bem preparado tem que ter respostas pensadas a perguntas típicas em entrevistas como “Quais são as suas maiores qualidades e defeitos”. Deve preparar-se adequadamente, antecipar este tipo de questão e ter respostas honestas e fortes.
5) Atrasar-se para a entrevista
Ao chegar atrasado, qualquer que seja a desculpa (e muitas vezes a desculpa só piora as coisas), vai mostrar que não pensou nem se organizou suficientemente bem, o que pode ser tido como desorganização, desleixo ou falta de consideração pelo tempo do recrutador.
6) Não saber nada sobre a empresa
É essencial pesquisar sobre a empresa e compreender a sua atividade, missão e cultura. Dependendo do grau de conservadorismo/formalidade da empresa, deve ajustar o seu estilo de vestuário para não destoar.
7) Falar mal de ex-colegas
Dizer coisas negativas sobre empregos, colegas ou chefes anteriores só irá passar uma má imagem sobre você mesmo. É preciso ser cuidadoso e diplomático ao falar de experiências anteriores.
Leia o artigo original aqui
Comments