top of page

6 formas diferentes de começar a sua Carta de Apresentação

  • Foto do escritor: Júnior Moraes
    Júnior Moraes
  • 24 de fev. de 2016
  • 3 min de leitura


Quer ter uma carta de apresentação inspiradora e que desperta curiosidade? O melhor é mostrar inovação, escrevendo de forma diferente do que os candidatos geralmente fazem. Quase um em cada cinco recrutadores dá preferência aos candidatos que apresentam uma carta de apresentação criativa.

Se o primeiro parágrafo for interessante, o recrutador irá analisar a sua candidatura com mais atenção. Para surpreender as empresas, leia estes seis exemplos de formas originais de começar a carta de apresentação.


1. Faça uma lista

Utilize números para mostrar que é o candidato ideal. Também pode fazer uma lista das suas competências mais relevantes para a função.

Exemplo:

“640 horas, 50 voluntários, 8 semanas e muita determinação é o necessário para organizar a Exposição Anual de Artesanato. Como organizador profissional de eventos adquiri experiência suficiente para cumprir os prazos, responder às exigências e garantir a total satisfação dos clientes. Por esse motivo, acredito ser o candidato ideal para a vaga de Events Planner na Empresa X.”


2. Utilize uma citação/referência

Utilizar uma citação do seu autor favorito (ou de um especialista na área) pode ajudá-lo a mostrar porque é o candidato que a empresa procura. Escolha uma frase que se relacione com a sua experiência, vocação e a função a que se candidata. Utilize-a para resumir as suas qualificações.

Exemplo:

“Steve Jobs disse “Design is not just what it looks like and feels like. Design is how it works.” Acredito plenamente nesta teoria e, por isso, especializei-me em ergonomia no local de trabalho. Conto já com seis anos de experiência em design de mobiliário, pelo que acredito ser o candidato ideal para a vaga de Designer Industrial na sua Empresa.”


3. Conte uma história relevante

A carta de apresentação serve para mostrar ao empregador a sua personalidade. Deixe-a transparecer através de uma história pessoal – afinal de contas, as empresas estão à procura de pessoas, não de máquinas. Comece com uma anedota (breve narração de caso verídico pouco conhecido) e mostre como se integraria na cultura empresarial.

Exemplo:

“Desde pequeno que a minha mãe me levava ao futebol. Lembro-me de pensar que, quando fosse adulto, ia trabalhar junto àquele campo. Esse sonho aliou-se à vontade de cuidar dos outros e levou-me a estudar Fisioterapia. Esta paixão, dedicação e entrega total fazem com que eu seja o candidato ideal para fisioterapeuta do vosso Clube.”


4. Fale dos seus sonhos, aspirações e objetivos

Para saberem quais as competências que fazem de você o candidato ideal, os empregadores também gostam de perceber porque escolheu aquela área. Ao perceber que o candidato gosta mesmo do que faz, sabem que vai estar mais motivado para desempenhar a função, o que lhe dá vantagem sobre os outros.

Exemplo:

“A tecnologia me fascina. A forma como interliga as pessoas e abre novas linhas de comunicação nunca deixa de me surpreender. Para poder partilhar esta paixão com os outros, criei um blog onde apresento os desenvolvimentos mais relevantes do mundo Tek. Quando soube que estavam à procura de um Junior Digital Marketeer para promover a sua startup, soube que era a oportunidade ideal para juntar as minhas duas paixões: tecnologia e comunicação digital.”


5. Imagine que não está escrevendo uma carta de apresentação

Finja que não está escrevendo uma carta/e-mail para se apresentar. Em vez disso, imagine que conseguiu o emprego e, num dia normal de trabalho, um colega lhe pergunta o que o levou a candidatar-se àquela empresa. Transforme essa conversa num bom parágrafo inicial para a sua carta de apresentação e conseguirá demonstrar facilmente o seu interesse.

Exemplo:

“Quando soube que a Criança Segura estava recrutando um contabilista, decidi logo que me candidataria. Estive muito tempo à procura de um local onde pudesse ajudar as pessoas enquanto pratico a minha profissão. Trabalhar numa OSCIP permite-me aliar a minha paixão por números a uma boa causa, e isso é algo que eu não poderia deixar passar em branco.”


6. Impressione em poucas palavras

Quanto mais curta e poderosa for a primeira frase, mais probabilidade tem de cativar a atenção do recrutador. Experimente utilizar a teoria do Twitter e encurte a sua introdução para, no máximo, 140 caracteres.

Exemplo:

“Deixe-me explicar-lhe como a minha experiência em Engenharia o poderá ajudar a proteger o ambiente.”


Lembre-se que estes são somente exemplos de como poderá iniciar a carta de apresentação. Deverá escrever a sua, adequando-a à vaga e empresa a qual está se candidatando.


Fonte: AOL Jobs

 
 
 

Comments


PATROCINADORES
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

© 2016 por Empregos Marabá. Orgulhosamente criado com Júnior Moraes

bottom of page