6 coisas que os bons Candidatos a Emprego fazem
- Júnior Moraes
- 24 de fev. de 2016
- 3 min de leitura

Já se perguntou porque é que alguns candidatos conseguem emprego mais rapidamente do que outros? A diferença pode estar na estratégia adotada na procura de emprego.
Os profissionais com mais sucesso escrevem bons CVs e cartas de apresentação, mas também:
1. Os bons candidatos sabem seguir instruções
Regularmente, as empresas colocam pequenas notas e pedidos no final dos anúncios de emprego. Os mais comuns são:
Enviar fotografia
Enviar a candidatura para o e-mail X
Escrever a referência XPTO no título do e-mail
Enviar portfólio
Enviar a candidatura através do portal de emprego da empresa
Enviar candidatura somente se preencher os requisitos obrigatórios.
Siga rigorosamente as instruções da empresa para demonstrar que é atento e analisou o anúncio cuidadosamente.
2. Os bons candidatos sabem comunicar o seu valor
Não é suficiente enviar um CV padrão e uma carta de apresentação pouco focada. As empresas preferem candidatos que sabem demonstrar de que forma podem ser úteis.
Faça pesquisa para compreender quais as atuais dificuldades da empresa e explique, na sua carta de apresentação, quais as competências que fazem você ser a pessoa ideal para ajudar a empresa.
3. Os bons candidatos conseguem mostrar que se integram na empresa
Estes profissionais conseguem ver os empregadores como pessoas e não somente “máquinas de recrutamento”. Por isso, na sua carta de apresentação, demonstram que seriam bons colegas e que facilmente se integrariam na cultura da empresa.
Aproveite a pesquisa realizada para perceber qual a “personalidade” da empresa e mostrar como se adequa.
Dica: Ao escrever, imagine que já faz parte da empresa e está a enviar um e-mail a um colega.
4. Os bons candidatos dão exemplos de sucesso
Uma imagem vale mais do que mais palavras, certo? Nas candidaturas, a “imagem” pode ser um portfólio, trabalho feito pró-ativamente ou até um exemplo concreto de um momento em que o candidato ajudou a empresa anterior a ser bem sucedida.
Por exemplo, dizer que tem capacidade de resolver problemas não garante ao empregador que essa seja a realidade. Uma boa forma de exemplificar seria dizendo que, na loja XPTO, era sempre a pessoa chamada para atender os clientes insatisfeitos, pois conseguia evitar a reclamação e resolver o problema do cliente.
5. Os bons candidatos fazem perguntas pertinentes
A entrevista de emprego é menos estressante para este tipo de candidatos, já que a consideram uma conversa, e não um interrogatório.
Durante a mesma, fazem questões que os ajudam a perceber o que é esperado do profissional que ocupar a vaga e como é trabalhar naquela empresa. Os recrutadores gostam de sentir a curiosidade por parte dos candidatos e mais facilmente escolhem o que lhes mostrar mais interesse na empresa/cargo.
6. Os bons candidatos fazem follow-up
Por último, mas não menos importante: demonstre interesse contínuo na vaga. O processo de candidatura não para depois da entrevista de emprego. Você deve enviar um e-mail de agradecimento e, mais tarde, um e-mail de follow-up.
Neste, pode questionar se já existe uma resposta (afirmativa ou negativa), mas não fique por aí… envie um artigo relevante para a empresa, dê uma dica que ajude a empresa a desenvolver os seus negócios ou volte a puxar um dos temas mais interessantes que discutiram na entrevista de emprego.
O importante é manter a linha de comunicação aberta para ficar na mente do recrutador e aumentar a probabilidade de ser contratado.
Fonte: Careerealism
Comments